Florestas Sustentáveis: "As árvores nos contam a verdade sobre a crise climática"

Florestas Sustentáveis: "As árvores nos contam a verdade sobre a crise climática"

A mudança climática é hoje mais do que nunca uma realidade tangível. As emissões de CO2 da atividade industrial e dos cidadãos aumentaram incessantemente durante anos. Para amenizar seus efeitos sobre os ecossistemas causados ​​pelo desmatamento provocado por incêndios, Florestas Sustentáveis ​​iniciou um projeto de conscientização da sociedade e reflorestamento de uma floresta queimada pertencente à Reserva Natural Vale do Iruelas.

Mais de 140 hectares deste enclave localizado na parte sul de Ávila foram devastados no final do verão de 2019 devido a um dos incêndios mais vorazes da temporada. No entanto, os centenários pinheiros silvestres e carvalhos que outrora habitaram o vale ganharam vida com uma missão: fazer com que a verdade seja conhecida.
Graças à dendrocronologia, ciência capaz de recuperar as informações registradas nos anéis das árvores, foi realizada a análise de vários espécimes que morreram em um incêndio em 2019, realizada pelo Instituto Universitário de Manejo Florestal Sustentável ( iuFOR) pertencente à Universidade de Valladolid.
Neste estudo, são conhecidos dados específicos sobre essas árvores, como a idade, as condições climáticas em que se desenvolveram, incluindo pragas, inundações, incêndios e outros eventos que poderiam tê-las afetado, mas também foram tiradas conclusões muito relevantes que mostram a crise climática que estamos a sofrer, tal como a existência de uma correlação negativa elevada entre o crescimento das árvores e as temperaturas médias e máximas anuais ou que a regeneração natural das florestas mediterrânicas seja gravemente afectada pelas alterações climáticas.
Combinando esses dados reais com a imaginação de Nagore Suárez, um jovem talento da literatura espanhola e vencedor da Twitter Thread Fair, Bosques Sostenibles criou La Verdad de los Arboles, uma campanha que consiste em uma série de podcasts que contam a história em primeira pessoa de alguns destes exemplares que viveram e morreram no Vale do Iruelas e que servirão para lançar uma mensagem de sensibilização à sociedade.
As árvores nos alertam sobre o perigo representado pela falta de iniciativas que nos protejam das mudanças climáticas.
Um dos métodos de maior impacto para conter a degradação do planeta é o replantio de grandes áreas. Pelas extensões que alcançam esses novos espaços verdes, eles são capazes de purificar um grande volume de CO2. É neste momento que esta campanha assume especial importância para a sociedade.
“A Verdade das Árvores pretende ser um tributo à nossa batalha na linha de frente contra a crise climática. Uma árvore consegue eliminar da atmosfera e sintetizar em sua casca cerca de 180 kg de CO2 em 40 anos, quantidade equivalente às emissões geradas por uma viagem de cerca de 1.800 km de carro "Por isso é tão importante cuidar de nossas florestas", explica Elena Álvarez, responsável por Florestas Sustentáveis.
Ao longo dos seus mais de dez anos de experiência, a Sustainable Forests realizou numerosos projectos de reflorestamento em diferentes bosques espanhóis, o que a integrou no grupo de empresas credenciadas pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico através do Projetos de registro da pegada de carbono, compensação e absorção de dióxido de carbono.


WEMHÖNER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Faça o download da Revista VETAS em PDF

Revista de Janeiro Nº462

Ler notícia »

Card image cap USNR assina contrato importante com Tschopp Holzindustrie AG

No final de 2020, a USNR assinou um contrato com a Tschopp Holzindustrie AG em Buttisholz, Suíça, para uma nova linha de serras completa. A linha de serra será uma linha de produção premium totalmente equipada que é personalizado projetado para cortar um volume máximo de placas finas de cada tora. O moinho, um dos O maior da Suíça, fornece a matéria-prima para a produção de painéis de cofragem da Tschopp para a indústria de construção.

Ler notícia »

Card image cap expoVETASdigital 2021, Março 23-31

Feira digital internacional das indústrias madeireira e moveleira, e a Decoração

Ler notícia »

ATOR

PRECOR SA

MATRAMSA-AR S.A.

HERRAJES RIMAC

LINKE MADERAS

PERFILESLED

HERRAJES INDUSTRIALES SRL

ROBERTO GENTILE SA

LIBERO DA PRATO SA

ALCE HERRAJES SH

ROSARIO ABRASIVOS SRL

CONTROL LOGIC

EASY / CENCOSUD SA

PERIN Spa

SAN VICENTE MADERAS SRL

STM

F.D.M.

RAIES MADERAS S.A.

INGLAMIAUX

FUNKTION ARGENTINA

TRIPAYN SRL

ASERRADERO URIONAGUENA HNOS. E HIJOS